segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um pouco sobre Religiões... Cristianismo



A primeira religião da qual vamos falar é o Cristianismo, suas raizes se encontram no universo judaico, uma vez que seu fundador era judeu e seguia os preceitos do judaismo. No inicio os cristão chegaram a ser considerados integrantes de uma seita judaica.
De acordo com a fé cristã, o Deus revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas enviou a terra seu filho como sendo o Salvador. O filho de Deus, Jesus Cristo, nasceu em uma familia comum, teve uma vida simples até os 30 anos, quando foi batizado pelo profeta João Batista, em sinal de vida nova. Após um periodo de recolhimento, meditação e jejum no deserto, Jesus iniciou sua vida pública.
Durante três anos anunciou a boa nova (o evangelho - em grego) e realizou grandes milagres, pregando e ensinando não apenas com belas palavras, mas principalmente por meio de uma prática comprometida com o Reino do Céu.
"Convertam-se porque o Reino do Céu está próximo"
O número de discipulos que seguiam Jesus era crescente. Doze, porém estavam sempre com ele e ficaram conhecidos como seus apóstolos.
As idéias revolucionárias de Jesus incomodavam os detentores do poder. Ele dizia, entre outras coisas, que todos somos irmãos portanto iguais, e que não há distinção entre judeu, grego ou escravo. Valorizava os excluidos da sociedade e afirmava que o ser humano está acima de qualquer lei.
Sentindo-se ameaçadas, as autoridades judaicas tentaram encontrar um meio de fazê-lo calar. Aproveitando-se de algumas palavras proferidas por Jesus (dentre elas, que era "filho de Deus"), essas autoridades o acusaram de blasfêmia e o submeteram a um processo religioso, durante o qual alegaram que ele conspirava contra o imperador romano. Jesus foi crucificado e, segundo a fé cristã, ressuscitou ao terceiro dia, como havia revelado, e apareceu aos seus apóstolos, ceou com eles e orientou-os para que aguardassem a vinda do Espirito Santo, que lhes daria forças para continuar o que Ele havia começado.
A mensagem cristã fundamenta-se no anúncio da ressureição de Jesus, o Cristo que traz a salvação a todos, indistintamente.

LIVRO SAGRADO
É a Biblia judaica (Antigo Testamento), acrescida dos textos do Novo Testamento: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse, que contêm a vida, os ensinamentos de Jesus, além de orientações às comunidades cristãs.

IDÉIAS FUNDAMENTAIS E CRENÇAS
Os cristãos acreditam em um Deus único e misericordioso, que enviou seu filho Jesus Cristo, para trazer a salvação a todos os homens e libertá-los do pecado. Acreditam ainda na vida eterna, na ressurreição da carne, pois o próprio Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra viverá" (Jo 11,25).

RITOS E FESTAS
O batismo, que assinala a entrada do fiel na comunidade, e a eucaristia que relembra o sacrificio de Cristo. As principais festas estão ligadas á vida de Jesus, destacam-se dentre elas:
Natal: Comemora-se o nascimento de Jesus.
Epifania: Comemora a manifestação de Jesus a humanidade, relacionada com a visita dos Reis Magos.
Semana Santa: Relembra a paixão de Cristo e inclui a celebração da Eucaristia (quinta-feira santa), a memória da morte de Jesus (sexta-feira santa), o sábado de aleluia. Culmina com a Páscoa.
Páscoa: Celebra o acontecimento mais importante do cristianismo: a ressurreição de Cristo.
Pentecostes: Celebrado 50 dias após a Páscoa, evoca a vinda do Espirito Santo.

Por Maria Izabel de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário