sexta-feira, 23 de abril de 2010

Você sabia dessa?



Além do troféu dado à seleção campeã da Copa do Mundo, existem outros prêmios que são concedidos a seleções e jogadores após o término do torneio. Atualmente existem seis prêmios:

Chuteira de Ouro

Prêmio concedido desde 1930 ao artilheiro máximo da competição. A partir de 1982, o prêmio foi comercialmente intitulado de "Chuteira de Ouro Adidas". Nesse sentido, também são dados os prêmios de “Chuteira de Prata” e “Chuteira de Bronze” aos outros jogadores que marcaram muitos gols no torneio. Em caso de jogadores com o mesmo número de gols na competição, o critério de desempate é o número de assistências (passes que resultaram em gol) de cada jogador.

Bola de Ouro

A Bola de Ouro é a premiação dada ao melhor jogador de uma Copa do Mundo. A votação é feita pela imprensa credenciada no Mundial. Os atacantes brasileiros Romário e Ronaldo já ganharam a Bola de Ouro por duas vezes: em 1994 e em 1998, respectivamente.

Prêmio Yashin

É concedido desde 1994 ao melhor goleiro do torneio. O prêmio possui esse nome em homenagem ao goleiro soviético Lev Yashin, considerado o melhor de todos os tempos.

Prêmio Fair Play

Fair Play (jogo limpo) é o principal lema e slogan da FIFA. O prêmio Fair Play é dado à seleção que cometer menos faltas durante a Copa. Além de um diploma e uma medalha para cada jogador e membro da comissão técnica, a seleção vencedora recebe 50.000 dólares para serem usados em suas categorias de base.

Seleção Mais Divertida

É uma das mais recentes premiações, dada às seleções que mais empolgar o público durante o evento esportivo. Por ser um prêmio subjetivo, o vencedor é sempre escolhido através do voto do público.

Melhor Jogador Jovem

O prêmio de Melhor Jogador Jovem é, sem dúvida, a mais recente premiação, concedido pela primeira vez na Copa de 2006. O mesmo é dado ao melhor jogador do evento com idade inferior a 21 anos. O primeiro a ganhar o prêmio foi o alemão Lucas Podolski.

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/premios.htm

Um comentário:

  1. Obrigado por seguir o Blog Fala Baixo!
    Sua participação e colaboração é muito importante!
    Temos um seguidor em comum, mas não sei se nos conhecemos.
    Obrigado!
    =)

    ResponderExcluir